A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Sedesc, realiza, do dia 1º a 9 de fevereiro, a Semana Nacional de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência, tendo como objetivo principal orientar à população sobre os riscos de uma gravidez não planejada. A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei Federal Nº 13.798-19.
As equipes da Sedesc, através da Proteção Social Básica – PSB, do Centro de Referência em Ação Social – CRAS e do Serviço de Proteção aos Vulneráveis – SPV e Secretária da Saúde – SESA, estão realizando palestras em todos os CRAS de Parnaíba, sempre alertando as adolescentes sobre os riscos provenientes de uma gravidez precoce, tanto para a mulher quanto para à criança.
Os riscos de uma gravidez precoce são variados: vida escolar interrompida, aumento da situação de vulnerabilidade da jovem mãe e do bebê, elevação da pressão arterial, crises convulsivas, prematuridade e baixo peso nos bebês são apenas alguns exemplos.
A taxa mundial de gravidez adolescente é estimada em 46 nascimento para cada 1 mil meninas de 15 a 19 anos. No Brasil, essa taxa é de 68,4, segundo dados da ONU.
Além das palestras sobre gravidez precoce, também está sendo abordado sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST e DROGAS.