A primeira de quatro pesquisas encomendadas pelo PT para a escolha do pré-candidato à Prefeitura de Teresina em 2024 foi divulgada. O levantamento, realizado pelo Instituto Credibilidade, coloca Sílvio Mendes (União Brasil) e Bárbara do Firmino (Progressistas) como líderes, com uma soma de 54,34% das intenções de voto. Todos os outros candidatos somados alcançam 32,88%.
Segundo pesquisa do Instituto Credibilidade, Sílvio Mendes (União Brasil) lidera as intenções de voto com 39,56%, seguido por Fábio Novo (PT) com 22,55% e Bárbara do Firmino (Progressistas) com 14,78%.
Franzé Silva, também do PT e que disputa a indicação do partido com Fábio Novo, registrou apenas 4% das intenções de voto.
O dado mais surpreendente do levantamento é a soma das intenções de voto de Sílvio Mendes e Bárbara do Firmino, que são aliados políticos. Juntos, eles alcançam 54,34%, superando a soma de todos os outros candidatos, que é de 32,88%. Isso representa uma diferença significativa de 21,46 pontos percentuais.
Embora os partidos Progressistas e União Brasil ainda não tenham definido qual dos dois será o candidato oficial, a decisão deve ser tomada em outubro, de acordo com lideranças do PP.
No campo do PT, a escolha do candidato deve ser anunciada em setembro. Tanto Franzé Silva quanto Fábio Novo têm mantido agendas intensas, buscando fortalecer seus nomes junto às lideranças e à comunidade.
Dados da pesquisa
Outros candidatos mencionados na pesquisa incluem o vereador Jeová Alencar (Republicanos) com 2,22%, o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) com 1,89%, o ex-deputado Luciano Nunes com 1,67%, a ex-deputada Teresa Brito com 1,22%, e o deputado federal Marco Aurélio com 1%.
A pesquisa também mostrou que 11,55% dos entrevistados ainda não têm opinião formada, enquanto 0,11% optaram por votos nulos ou brancos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de agosto de 2023, com uma margem de erro de 3,7%. O levantamento ouviu 900 eleitores na capital Teresina e é o primeiro de quatro que serão realizados pelo PT para a escolha de seu pré-candidato.