O Japão lançou nesta segunda-feira (19), pelo horário de Brasília, o foguete H3 que transporta a sonda não tripulada MMX, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), em uma missão para coletar amostras de Fobos, uma das luas de Marte.
O foguete decolou às 16h41 do Centro Espacial de Tanegashima, no Japão. Se a operação for bem-sucedida, será a primeira vez que material de uma lua marciana será levado à Terra.
A missão deve durar cerca de cinco anos. A previsão é que a sonda chegue às proximidades de Marte aproximadamente um ano após o lançamento e, depois, entre em uma órbita próxima a Fobos para estudar o satélite e tentar recolher amostras.
Após a coleta, a MMX deverá iniciar o retorno à Terra, que deve levar cerca de um ano. O material poderá ajudar os cientistas a investigar a formação de Fobos e de Deimos, a outra lua de Marte, além da evolução do planeta e do Sistema Solar.
A origem das duas luas ainda é debatida. Uma hipótese é que elas tenham se formado a partir de destroços de uma colisão entre Marte e outro corpo celeste; outra considera que sejam asteroides capturados pela gravidade do planeta.
Fonte: g1