Ir para o conteúdo

terça-feira, 20 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Japão lança missão para coletar amostras de lua de Marte

Japão lança a sonda MMX para tentar coletar amostras de Fobos, uma das luas de Marte, e trazê-las à Terra.

Compartilhe
WhatsApp

O Japão lançou nesta terça-feira (20), pelo horário local, um foguete H3 com a sonda Martian Moons eXploration (MMX), que tentará coletar amostras de Fobos, uma das luas de Marte. Se a missão for bem-sucedida, será a primeira vez que material de uma lua marciana chegará à Terra.

O lançamento ocorreu às 4h41 de terça-feira no Japão, ou 16h41 de segunda-feira (19) no horário de Brasília, a partir do Centro Espacial de Tanegashima. A operação foi transmitida pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).

A missão deve durar cerca de cinco anos. A previsão é que a sonda alcance a região de Marte aproximadamente um ano após o lançamento, entre em órbita próxima a Fobos, faça observações detalhadas e tente pousar no satélite para recolher material.

Após a coleta, a MMX deverá iniciar a viagem de retorno à Terra, também estimada em cerca de um ano. As amostras poderão ajudar os cientistas a estudar a formação de Fobos, a história de Marte e a evolução do Sistema Solar.

A origem das luas marcianas ainda não foi esclarecida. Uma hipótese afirma que Fobos e Deimos se formaram a partir de destroços lançados ao espaço após uma colisão de Marte com outro corpo celeste; outra sugere que sejam asteroides capturados pela gravidade do planeta.

Segundo a JAXA, Fobos pode ter sofrido poucas alterações ao longo do tempo e preservar informações sobre a região de Marte. A agência considera que as observações da MMX e a análise das amostras poderão ajudar a avaliar qual hipótese explica melhor a origem das luas.

Fonte: g1

Leia também