O Japão lançou nesta segunda-feira (19), no horário de Brasília, o foguete H3 que transporta a sonda Martian Moons eXploration (MMX), destinada a estudar Fobos, uma das luas de Marte, e tentar trazer amostras do satélite para a Terra.
O lançamento ocorreu às 16h41, no Centro Espacial de Tanegashima, no Japão, onde já era terça-feira (20). A operação foi transmitida pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).
A missão deve durar cerca de cinco anos. A previsão é que a sonda chegue às proximidades de Marte aproximadamente um ano após o lançamento, entre em órbita próxima a Fobos, faça observações detalhadas e tente coletar material da superfície do satélite.
Se a operação for bem-sucedida, a MMX poderá realizar a primeira missão do mundo a trazer à Terra amostras de uma lua de Marte. A análise do material pode ajudar os cientistas a investigar a formação de Fobos e Deimos, a outra lua marciana, além da evolução da região de Marte e do Sistema Solar.
A origem das duas luas ainda não foi determinada. Entre as hipóteses estudadas estão a formação a partir de detritos resultantes de uma grande colisão envolvendo Marte e a captura de asteroides originários de regiões mais distantes do Sistema Solar.
Após as observações e a coleta, a sonda deverá iniciar a viagem de retorno à Terra, com duração estimada de cerca de um ano.
Fonte: g1