Pesquisa Datafolha citada em análise do jornal O Globo aponta empate técnico entre Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro na disputa pela Presidência da República, com redução de 4 para 2 pontos percentuais na diferença numérica entre os candidatos.
Segundo o texto, Flávio começou a reta final com vantagem de 2,2 milhões de votos no primeiro turno, além de ter contado com o avanço da direita no Congresso e nas eleições para governos estaduais. A análise também menciona o apoio de lideranças do Centrão e dos ex-adversários Augusto Cury, Ronaldo Caiado e Romeu Zema.
O artigo afirma que o senador passou a anunciar medidas econômicas e a discutir a formação de um eventual governo antes do resultado final. Na avaliação do colunista, essa postura pode ter contribuído para a oscilação negativa de dois pontos percentuais registrada por Flávio, enquanto Lula não apresentou crescimento na pesquisa.
A análise atribui parte da recuperação de Lula a manifestações de rua, mudanças na comunicação digital e medidas anunciadas pelo governo. O texto também cita o possível impacto da aprovação do fim da escala 6x1 na disputa.
Com o cenário mais equilibrado, o artigo aponta os debates e as decisões da Justiça Eleitoral como fatores relevantes para a reta final. O colunista critica decisões atribuídas ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Kassio Nunes Marques, e afirma que elas teriam favorecido Flávio Bolsonaro.
Fonte: O Globo