A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa nesta sexta-feira o recurso da Ypê contra a suspensão de 25 produtos das linhas de detergentes, sabão em pó e desinfetantes. A fabricação, comercialização e distribuição dos itens foram interrompidas na semana passada pela Anvisa e pela Vigilância Sanitária de São Paulo devido à presença de sujeira e bactéria em produtos de limpeza, conforme apontaram fiscais.
A Ypê solicitou a suspensão dos efeitos da decisão até que o colegiado da Anvisa avalie o caso. Mesmo com o recurso, a empresa paralisou a produção na unidade de Amparo (SP) para agilizar o cumprimento das exigências sanitárias.
Representantes da Ypê se reuniram com a Anvisa nesta quinta-feira (15/05) e apresentaram as ações corretivas em andamento. Segundo a agência, a empresa detalhou 239 medidas para adequar as linhas de fabricação.
Em comunicado, a Ypê afirmou estar colaborando com a Anvisa e apresentou um plano de ação atualizado com a evolução do processo fabril. A empresa forneceu informações detalhadas, laudos técnicos de microbiologia e análise de risco ao consumidor, solicitando a manutenção da suspensão da decisão original até a conclusão da apresentação de toda a documentação.