Ir para o conteúdo

segunda-feira, 19 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ECONOMIA

União Europeia aposta em aprovação de acordo com Mercosul

Parlamentares europeus se reúnem com Geraldo Alckmin em Brasília e demonstram confiança na ratificação final do acordo comercial com o Mercosul, que já beneficia exportadores brasileiros com tarifa zero em milhares de produtos.

Compartilhe
WhatsApp
União Europeia aposta em aprovação de acordo com Mercosul

Representantes do Parlamento Europeu expressaram otimismo nesta quarta-feira (6) em Brasília quanto à aprovação final do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. O encontro com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto, discutiu os próximos passos do tratado, que visa criar uma das maiores zonas de livre comércio do mundo.

O acordo, que entrou em vigor provisoriamente na semana passada, já zerou tarifas de importação para mais de 80% das exportações brasileiras para a Europa, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Cerca de 93% dos produtos com tarifa zero nesta fase inicial são bens industriais, indicando um benefício imediato para a indústria nacional.

Apesar da implementação provisória, o texto aguarda análise jurídica do Tribunal de Justiça da União Europeia e a ratificação final do Parlamento Europeu. O deputado português Hélder Sousa Silva, presidente da Delegação para Relações com o Brasil do Parlamento Europeu, afirmou esperar uma decisão positiva.

Alckmin destacou o equilíbrio do acordo, que prevê salvaguardas para os setores produtivos e beneficia consumidores com produtos de melhor qualidade e preços mais acessíveis. O tratado envolve 31 países, 720 milhões de consumidores e um PIB combinado superior a US$ 22 trilhões.

Leia também