A Austrália anunciou nesta quinta-feira (07/05/2026) que exigirá de seus exportadores de gás a reserva de 20% da produção para o mercado doméstico. A medida visa proteger o país de choques energéticos globais, especialmente diante da guerra no Oriente Médio.
O Ministro da Energia, Chris Bowen, comunicou a decisão, afirmando que o governo investe em fontes renováveis e soberanas, além de ampliar o armazenamento de gás. A Austrália, um dos maiores fornecedores de gás natural liquefeito (GNL) para a Ásia, teme interrupções no fornecimento global de petróleo, cenário agravado pelo conflito entre Estados Unidos e Irã.
A decisão ocorre um dia após o governo divulgar a criação de uma reserva nacional de combustível com 1 bilhão de litros.