Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Alcolumbre "Não espero nada" do governo Lula após derrota de Messias no STF

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, diz "não tenho que esperar nada" do governo Lula após rejeição de Jorge Messias ao STF. Crise política se aprofunda entre Planalto e Congresso.

Compartilhe
WhatsApp
Alcolumbre "Não espero nada" do governo Lula após derrota de Messias no STF

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta quarta-feira (7) que "não tem que esperar nada" do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a rejeição da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração surge em meio a uma das maiores crises políticas do terceiro mandato de Lula com o Congresso.

Questionado se aguardava algum gesto do Planalto após a votação que barrou o nome do advogado-geral da União, Alcolumbre respondeu de forma direta. Ao ser perguntado se acreditava que Lula faria uma nova indicação ao STF neste ano, repetiu a resposta.

A fala de Alcolumbre ocorre enquanto o governo busca reconstruir a relação com o Congresso. Ministros como José Múcio e José Guimarães se reuniram com o presidente do Senado.

Jorge Messias, um dos auxiliares mais próximos de Lula, teve sua indicação rejeitada após meses de desgaste político e articulações nos bastidores. A derrota foi interpretada no governo como uma demonstração de força de Alcolumbre e aprofundou o mal-estar entre o senador e o Palácio do Planalto.

Aliados de Lula atribuem a Alcolumbre um papel decisivo na articulação contra a indicação de Messias, que teria atuado junto a parlamentares de MDB, PSD, União Brasil e PP. A crise se acumulava desde o ano passado, quando Lula indicou Messias ao STF sem comunicar previamente Alcolumbre, que defendia reservadamente o nome de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a cadeira.

Fonte: O Globo

Leia também