Ir para o conteúdo

quarta-feira, 21 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ECONOMIA

Produção de veículos atinge maior patamar desde 2019 em março

Produção e vendas de veículos registram os melhores resultados para o mês de março desde 2019 e 2013, respectivamente. Setor automotivo mostra recuperação, mas incertezas globais exigem cautela.

Compartilhe
WhatsApp
Produção de veículos atinge maior patamar desde 2019 em março

A produção de veículos no Brasil alcançou em março o melhor resultado desde outubro de 2019, antes da pandemia. Foram produzidas 264,1 mil unidades entre automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, um aumento de 35,6% em relação a março de 2025 e de 27,6% em comparação a fevereiro deste ano. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

“Tivemos um excelente número de produção no mês de março, o melhor resultado em um mês desde outubro de 2019, pré-pandemia”, afirmou Igor Calvet, presidente da Anfavea. No acumulado do ano, a produção somou 634,7 mil unidades, alta de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em emplacamentos, março também registrou o melhor desempenho desde 2013, com 269,5 milhões de veículos comercializados. Houve um aumento de 37,8% sobre março de 2025 e de 45,5% em relação a fevereiro. No primeiro trimestre, as vendas cresceram 13,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 625,2 mil veículos emplacados.

Apesar do desempenho positivo, Calvet alertou para a necessidade de cautela devido a fatores externos, como os conflitos no Oriente Médio, que podem impactar o preço do petróleo. O segmento de caminhões apresentou um desempenho de destaque, impulsionado pelo programa federal Move Brasil, que oferece juros reduzidos para a troca de veículos antigos.

As exportações totalizaram 40,4 mil unidades em março, um crescimento de 21,1% sobre fevereiro e 1,1% em relação a março de 2025. As importações somaram 47,3 mil unidades, com alta de 40% em relação a fevereiro e 25,7% ante março do ano passado.

A Anfavea manteve a projeção de crescimento de 3,7% na produção de veículos para 2026 e de 2,7% em licenciamentos, mesmo diante das incertezas globais.

Fonte: Agência Brasil

Leia também