O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (2) o Pix, sistema de pagamento instantâneo brasileiro, após críticas recentes feitas pelos Estados Unidos. Lula afirmou categoricamente que o Brasil não pretende alterar o modelo do Pix, reforçando que ele pertence ao país e que o serviço prestado à sociedade brasileira é inegociável.
A declaração ocorreu durante um evento em Salvador, na Bahia, para a inauguração de trechos do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da cidade. O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, lembrou o presidente sobre o tema antes de seu discurso.
\"Antes de ir embora, quero dizer que os Estados Unidos fizeram um relatório essa semana sobre o Pix e disseram que o Pix distorce o comércio internacional, porque acham que cria problema para a moeda deles. O Pix é do Brasil e ninguém vai fazer a gente mudar o Pix pelo serviço que ele está prestando para a sociedade brasileira\", declarou Lula.
O presidente reconheceu que o sistema pode passar por aperfeiçoamentos, mas descartou mudanças estruturais. \"O que podemos fazer é aprimorar para atender cada vez mais mulheres e homens do Brasil\", completou.
O evento já se encaminhava para o fim quando, em meio à confraternização com o público, o ministro Sidônio Palmeira interveio: \"Você esqueceu de falar do Pix\".