Ir para o conteúdo

quarta-feira, 30 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Simone Tebet deixa MDB e se filia ao PSB para disputar vaga em SP

Ministra do Planejamento, Simone Tebet troca o MDB pelo PSB e mira candidatura ao Senado por São Paulo. Mudança foi articulada com o presidente Lula.

Compartilhe
WhatsApp
Simone Tebet deixa MDB e se filia ao PSB para disputar vaga em SP

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou nesta sexta-feira (21) sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). A decisão marca uma mudança de legenda após quase três décadas no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e tem como objetivo principal a disputa por uma vaga no Senado Federal pelo estado de São Paulo nas próximas eleições.

A transferência partidária foi articulada nas últimas semanas e contou com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tebet expressou sua motivação para a mudança, destacando a importância de São Paulo em sua trajetória pessoal e profissional. "São Paulo é atravessar um rio, é atravessar uma ponte, é onde fiz meu mestrado, onde tive projeção política", afirmou a ministra durante evento em Campo Grande (MT).

A ministra ressaltou ainda o caráter de missão de sua nova empreitada política. "Política é missão, e eu vou com muita tranquilidade disputar um processo eleitoral que eu entendo muito importante para o Brasil", declarou. A filiação ao PSB a coloca em um novo espectro político ao se juntar ao partido do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Leia também