Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

STJ decide se Moraes será intimado em processo nos EUA sobre Rumble

Superior Tribunal de Justiça decide se cumprirá pedido de intimação de Alexandre de Moraes em processo movido por Rumble e Trump Media nos EUA. Ação questiona decisões do ministro sobre a plataforma Rumble.

Compartilhe
WhatsApp
STJ decide se Moraes será intimado em processo nos EUA sobre Rumble

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga nesta quarta-feira (4) o pedido para que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja intimado em um processo movido pelas empresas Rumble e Trump Media nos Estados Unidos. O caso, relatado pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, envolve cartas rogatórias, que são instrumentos de cooperação jurídica internacional.

O pedido chegou ao STJ em agosto do ano passado. A Justiça Federal da Flórida solicitou ao Judiciário brasileiro que autorize a citação de Moraes. O tribunal brasileiro analisará se a medida é compatível com a legislação e a soberania nacional, sem entrar no mérito da ação americana.

A ação nos EUA contesta decisões de Moraes que determinaram o bloqueio de contas na plataforma Rumble e a entrega de dados de usuários. As empresas argumentam que as ordens impactaram cidadãos e empresas americanas e que não seguiram os trâmites de cooperação jurídica internacional.

Se o STJ negar o pedido de "exequatur", autorização necessária para o cumprimento da citação no Brasil, Moraes não será formalmente intimado no processo americano. A disputa judicial tem origem em determinações de Moraes contra contas ligadas a investigações sobre desinformação e ataques ao STF.

Leia também