O deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, tem trabalhado incansavelmente para se estabelecer como o principal candidato do PT à prefeitura de Teresina. Adotando uma estratégia semelhante à usada por Firmino Filho em suas campanhas eleitorais e contando com o apoio de ex-aliados do tucano, Franzé já atraiu cerca de 90 pré-candidatos a vereador para apoiar sua candidatura, além dos futuros candidatos à Câmara Municipal pelo PT.
Para acomodar esse crescente número de aliados, o deputado estadual Evaldo Gomes (SDD) tem desempenhado um papel fundamental na articulação política. Com sua ajuda, Franzé já conta com o apoio de pelo menos cinco partidos: Avante, Agir, PMB, Rede e o próprio Solidariedade, partido de Evaldo. Considerando que cada partido pode lançar até 30 candidatos a vereador, a candidatura de Franzé Silva tem espaço para 150 postulantes ao cargo nos partidos aliados.
Para articular a formação dessas chapas proporcionais, Franzé conta com um time coordenador por Evaldo Goems e que reune articuladores que ao longo das últimas eleições formaram chapas para o ex-prefeito Firmino Filho.
Nomes como Dilson Resende(SDD) e Celso Henrique (Rede), reconhecidos como grande formadores de chapa. Esse time tem feito a diferença na construção da base de lideranças que pode levar a consolidação do nome de Franzé Silva como candidato do PT em 2024.
Dr. Pessoa ainda sonha com Evaldo Gomes
Apesar de Evaldo Gomes ser o principal articulador da candidatura de Franzé, o atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), ainda espera contar com o apoio de Evaldo em seu projeto de reeleição em 2024. O Solidariedade, partido de Evaldo, permanece na gestão de Pessoa.
Themístocles Filho diz que Dr. Pessoa ficará sozinho
Entretanto, durante um evento do MDB nesta quarta-feira (3), o vice-governador Themístocles Filho, que busca consolidar o protagonismo do MDB em 2024, fez um alerta: “No meu entender, quase todo mundo que está na administração municipal, [quando chegar] perto da eleição ninguém tá”. A declaração vem de um ex-aliado de Dr. Pessoa e principal articulador de sua eleição em 2020.
Diante deste cenário, tudo indica que o primeiro a abandonar o barco do Dr. Pessoa será Evaldo Gomes, levando consigo um grande número de apoiadores para a campanha de Franzé Silva.