Brasil, 3 de fevereiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Afya Parnaíba tem alta aprovação nas residências médicas, com mais de 60% nos primeiros lugares

A médica Brenda Cardoso, 24 anos, formada pela Afya Parnaíba, conquistou o primeiro lugar na residência em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). A aprovação simboliza um resultado mais amplo da instituição, que soma mais de 25 egressos aprovados em programas de residência médica em hospitais de diferentes estados brasileiros.

A escolha da especialidade foi marcada por uma experiência pessoal vivida durante a graduação. Em dúvida entre a Ginecologia e a Otorrinolaringologia, Brenda acompanhava de perto o tratamento da menopausa de uma familiar.

“Ver a melhora da qualidade de vida dela e a resolutividade do cuidado gineco-endócrino me fez ter certeza de que era isso que eu queria fazer na vida”, conta.

Segundo a médica, o contato precoce com pacientes e a metodologia ativa adotada ao longo do curso foram decisivos para o resultado.

“A consulta sob supervisão se torna rotina ainda durante a graduação, o que faz muita diferença na vida médica”, afirma. Natural de São Paulo, mas criada em Piripiri (PI), Brenda destaca ainda a estrutura e o corpo docente da instituição.

Outro egresso que ilustra o desempenho da formação médica da Afya Parnaíba é Lucas Soares, 25 anos, natural de Teresina. Ele foi aprovado em três programas de residência em Clínica Médica, em Manaus (AM), Rio Grande (RS) e São Paulo, e vai assumir a vaga no Hospital Municipal Alípio Corrêa Neto, na capital paulista. Lucas destaca o acompanhamento acadêmico como diferencial desde os primeiros períodos.

“O teste de progresso permitia acompanhar nossa evolução ao longo do curso, já que a prova era a mesma para todos os períodos. Além disso, sempre tivemos professores excelentes”, relata.

A vivência prática também foi determinante. “No ciclo clínico e no internato, passamos por ambulatórios de várias especialidades, com professores realmente dispostos a ensinar”, avalia.

Foto: Divulgação

Formação prática e inserção no SUS

Além dos destaques individuais, a Afya Parnaíba inicia 2026 com aprovações em especialidades reconhecidas pela alta concorrência, como Anestesiologia, Cirurgia Geral, Pediatria, Otorrinolaringologia e Ginecologia e Obstetrícia, com cerca de 60% dos egressos aprovados nos primeiros lugares e casos de estudantes aprovados ainda durante a graduação.

De acordo com a coordenadora acadêmica da instituição, Tereza Garcês, os resultados refletem um projeto pedagógico consolidado, baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso medicina, em metodologias ativas de ensino-aprendizagem e uso de tecnologias educacionais, acompanhamento contínuo do estudante, práticas em cenários de simulação de baixa, média e alta fidelidade e a inserção precoce nos cenários de prática, principalmente no SUS. A Afya Parnaíba mantém convênios com a rede pública e conta com uma Clínica Acadêmica contratualizada com o SUS, que realiza mais de 12 mil atendimentos por ano.

Com 10 anos de atuação, conceito institucional nota 5 no MEC e CPC 4 no curso de Medicina, a Afya Parnaíba reforça, por meio dos resultados de seus egressos, o compromisso com a formação de médicos competentes, humanizados e preparados para atuar nas diversas realidades do sistema de saúde.

Foto: Divulgação

Com informações da Ascom

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes