O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (19) que pretende se reunir com atacadistas para discutir a alta do preço do ovo, produto que tem pesado no orçamento das famílias brasileiras. Em entrevista à Rádio Tupi, Lula atribuiu o aumento aos impactos climáticos e à crescente exportação para os EUA, mas não detalhou quando ou onde ocorrerá a reunião.
Fatores que influenciam o preço do ovo
Lula explicou que a produção de ovos no Brasil foi afetada por fatores como ondas de calor extremo e chuvas torrenciais, além do aumento das exportações para o mercado internacional. O presidente destacou que os EUA ampliaram a compra de ovos brasileiros devido a um surto de gripe aviária, reduzindo a oferta do produto no mercado interno.
Outro fator citado foi o preço cobrado para exportação em dólar, que, segundo ele, impacta os valores praticados dentro do país.
Impacto na popularidade do governo
A inflação dos alimentos é um dos principais desafios do governo e tem afetado a popularidade de Lula, que caiu de 35% para 24%, segundo pesquisa Datafolha. O presidente, no entanto, ressaltou que o preço da carne está em queda, e afirmou que “o povo vai voltar a comer a sua picanha”.
Lula anuncia reunião com atacadistas para conter alta do preço do ovo, o presidente cita exportações e clima como fatores da inflação.