O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quarta-feira (24/9) que a aprovação da reforma tributária irá facilitar a redução do valor da carne bovina para os consumidores mais privilegiados. Segundo ele, celebrar as conquistas obtidas por meio do diálogo é fundamental para avançar nas reformas necessárias.
Importância da MP 1.303/2025 para o equilíbrio financeiro
Haddad enfatizou que é essencial que os parlamentares aprovem a Medida Provisória (MP) nº 1.303/2025, uma alternativa ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), para garantir o fechamento das contas públicas em 2025 e 2026. “Sem a aprovação dessa MP, o orçamento será impactado, podendo afetar até mesmo o pagamento de emendas parlamentares”, afirmou o ministro durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.
Redução dos preços dos alimentos
Questionado sobre a alta nos preços dos alimentos, Haddad recordou que, em um momento de alta como o do arroz, que chegou a quase R$ 40 será no mercado, a população e o governo sentiram o impacto. “Hoje, vejo o arroz a R$ 15 e fico feliz, pois há uma significativa redução no custo”, celebrou.
Diálogo sobre medidas de auxílio e crédito
Quanto às queixas de deputados relacionadas à MP de socorro ao Rio Grande do Sul, atingido por enchentes em 2024, Haddad afirmou que o governo está aberto a revisões e discussões para atender melhor às necessidades da população afetada.
Sobre as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores na concessão de crédito, o ministro disse que o Ministério da Fazenda ainda desconhece as causas específicas do problema, mas que reuniões estão sendo agendadas para aprofundar a análise e buscar soluções eficazes.