O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), nomeou o secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, como coordenador da equipe responsável pela transição de gestão para o prefeito eleito Sílvio Mendes (União Brasil).
Equipe de transição
A transição já está em andamento, e a equipe conta com a participação de diversos secretários municipais, entre eles Michel Saldanha (Governo), Reinaldo Ximenes (Educação), Danilo Bezerra (Finanças), Ronney Lustosa (Administração), e outros nomes de pastas importantes como Saúde e a Procuradoria Geral do Município.
Segundo Michel Saldanha, o processo de transição é natural e ocorreria independentemente da solicitação de Sílvio Mendes. Ele afirmou que a gestão é impessoal e que todas as informações serão fornecidas para garantir uma transição tranquila. “A gestão é impessoal, não há qualquer tipo de animosidade em relação a essa situação. O que nós precisamos é fazer com que a nossa cidade cresça cada vez mais, do ponto de vista da infraestrutura, da saúde e da educação”, disse Saldanha.
Sílvio Mendes solicita 33 itens de informações
O prefeito eleito Sílvio Mendes, por sua vez, enviou à atual gestão uma lista com 33 itens de informações, que incluem detalhes sobre o número de servidores, convênios vigentes, contratos firmados, inventário de bens, precatórios, estabelecimentos de saúde e quantidade de alunos matriculados. Mendes destacou a importância de obter todas essas informações para garantir uma transição eficiente e preparar a nova gestão para os desafios que virão.
Entre as primeiras medidas que Sílvio Mendes pretende implementar está a reestruturação administrativa da prefeitura. Ele já anunciou que pretende reduzir o número de secretarias e retomar as superintendências de desenvolvimento urbano (SDUs), que haviam sido transformadas em SAADs durante a gestão de Dr. Pessoa.
A equipe de transição de Sílvio será coordenada pelo vice-prefeito eleito, Jeová Alencar (Republicanos), e já está mobilizada para obter as informações solicitadas e começar a definir as prioridades para a nova gestão.