O bispo Edir Macedo criticou o lema "Deus, Pátria e Família" durante um culto da Igreja Universal do Reino de Deus. Em um trecho que viralizou nas redes sociais, ele defendeu que a família venha antes do Estado na hierarquia citada.
"Eu não aprovo aquela teoria ‘Deus, pátria e família’", afirmou Macedo. Segundo o bispo, a ordem correta seria "primeiro Deus, segundo a família, e terceiro o Estado, ou o que mais queira ser".
Ao citar personagens bíblicos, como Abraão e Isaac, Macedo disse que a Igreja Universal prioriza a sequência "Deus, família e então, o resto". Ele também questionou: "Se não houver família, vai haver pátria?".
A declaração ocorre após a Igreja Universal adotar uma postura de afastamento das eleições presidenciais de 2026, depois de apoiar Jair Bolsonaro em 2022. Durante o primeiro turno, a instituição manteve distância da disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), enquanto promovia uma campanha espiritual.
Bispos da igreja também defenderam a eleição de nomes ligados à instituição e a seus valores para o Legislativo. A estratégia foi apresentada como forma de construir "muros" contra ameaças que, segundo eles, incluem o projeto de lei da misoginia e a taxação de templos.
Fonte: O Globo