Ir para o conteúdo

terça-feira, 03 de novembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ECONOMIA

Apple desacelera crescimento e fica abaixo das estimativas na China

Apple cresce 12% no trimestre, mas desacelera em relação ao período anterior e registra vendas na China abaixo das estimativas.

Compartilhe
WhatsApp

A Apple registrou crescimento de 12% na receita do quarto trimestre fiscal, encerrado em 26 de setembro, mas teve desempenho abaixo do esperado na China, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira.

A receita da empresa alcançou US$ 114,5 bilhões, acima da previsão média de US$ 113,5 bilhões dos analistas consultados pela Bloomberg. O resultado também superou a projeção da própria companhia, que estimava alta entre 9% e 11%.

Apesar do avanço, o crescimento desacelerou em relação ao trimestre encerrado em junho, quando a alta foi de 16%. A empresa não atualizou o iPhone padrão em setembro, enquanto a escassez de componentes tem dificultado a manutenção dos estoques para atender à demanda.

A Apple também enfrenta desaceleração no segmento de serviços e tenta avançar na área de inteligência artificial. Após a divulgação dos resultados, as ações caíram 1% nas negociações posteriores ao fechamento do mercado; até o fim do pregão, acumulavam alta de 24% no ano.

John Ternus assumiu o cargo de diretor-presidente em 1º de setembro e comandou a empresa durante o último mês do trimestre fiscal. Desde então, a Apple apresentou o iPhone Duo, modelo dobrável, o MacBook Pro com tela sensível ao toque e o hub HomeView, mas nenhum dos produtos havia começado a ser vendido antes do encerramento do período.

A Apple costuma divulgar projeções de receita para o trimestre em curso durante a teleconferência de resultados. O mercado deve acompanhar as indicações sobre a contribuição do iPhone dobrável para as vendas do período de festas de fim de ano e sobre a evolução da oferta do aparelho.

Fonte: O Globo

Leia também