Ir para o conteúdo

quarta-feira, 21 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Motta reúne apoio de 12 partidos para disputar recondução na Câmara

PSB e PDT apoiam Hugo Motta para a presidência da Câmara, que passa a reunir 12 partidos e amplia o isolamento do PL.

Compartilhe
WhatsApp

PSB e PDT decidiram em 21 de outubro de 2026 apoiar a recondução de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados, em eleição prevista para fevereiro. Com os novos apoios, Motta reúne o respaldo anunciado de 12 partidos e amplia o isolamento do PL na disputa.

O apoio partidário já inclui União Brasil, PP, PSD, MDB, Republicanos, PSDB, Cidadania, Podemos, Solidariedade e PRD. Juntas, essas siglas terão 245 deputados na próxima legislatura; com PSB e PDT, o grupo chega a 266 parlamentares.

O número não garante a vitória porque a votação é secreta. Para ser eleito, o candidato precisa obter votos de metade dos 513 deputados votantes.

O PSB reuniu sua bancada em um almoço em Brasília e comunicou a decisão a Motta, que foi ao local. O PDT foi representado pelo deputado Dorinaldo Malafaia (AP).

Segundo o líder do PSB na Câmara, Jonas Donizette (SP), o partido antecipou a decisão para se posicionar antes do resultado das eleições presidenciais e diante da nova composição do Congresso. Ele afirmou que o crescimento da direita exige equilíbrio entre os Poderes.

Malafaia disse que Motta atendeu a demandas trabalhistas defendidas pelo PDT, como o fim da escala 6x1, e avaliou que o presidente da Câmara pode atuar como ponto de equilíbrio em um Parlamento mais conservador.

O PT também é apontado como provável apoiador de Motta. Segundo parlamentares, o tema foi discutido por um grupo de deputados petistas e deve ser levado à bancada na próxima semana.

O PL, que terá 121 deputados e formará a maior bancada da Câmara a partir do próximo ano, passou a defender uma candidatura própria após a aproximação de Motta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os nomes mencionados estão o líder da bancada, Sóstenes Cavalcante (RJ), e o primeiro vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (RJ).

Desde o início do ano, Motta articula sua recondução e, após as eleições, intensificou as negociações. Aliados também buscam apoio entre os deputados novatos que assumirão mandato no próximo ano.

Fonte: O Globo

Leia também