O presidente da Argentina, Javier Milei, chamou o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, de “ditador”, “ladrão” e “corrupto” nesta quarta-feira (21), durante uma visita a Madri para apoiar partidos de direita e extrema direita antes das eleições gerais de 29 de novembro.
As declarações ocorreram durante um fórum econômico. Milei também criticou o socialismo e o kirchnerismo, além de convocar os espanhóis a “expulsarem os socialistas a pontapés”.
O líder argentino acusou ainda o governo Sánchez de favorecer uma “invasão” migratória por razões eleitorais. Ele citou a entrada de milhares de migrantes no enclave espanhol de Ceuta, no fim de julho, e afirmou que a combinação entre estagnação econômica e política migratória levaria o país à decadência.
Durante o discurso, Milei também responsabilizou os partidos de esquerda europeus pela estagnação econômica do continente. Na agenda da visita, estão previstas reuniões com representantes do partido de extrema direita Vox e com Isabel Díaz Ayuso, presidente conservadora da Comunidade de Madri e integrante do Partido Popular (PP).
As eleições espanholas, inicialmente previstas para 2027, foram antecipadas para 29 de novembro depois que o governo não conseguiu aprovar no Congresso um pacote emergencial para enfrentar o alto custo da habitação. Cerca de 39 milhões de espanhóis poderão votar.
Uma pesquisa recente aponta o PP à frente do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), de Sánchez, mas sem maioria absoluta. Nesse cenário, o Vox, terceira força política, poderia assumir um papel decisivo.
Fonte: O Globo