Motoristas de ônibus que atuavam na antiga Transwolff paralisaram as atividades nesta segunda-feira (19) na Zona Sul de São Paulo, afetando cerca de 267 mil passageiros atendidos pelas linhas do lote D10.
Os trabalhadores protestam contra problemas trabalhistas e reivindicam a regularização dos recolhimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do INSS, além de melhorias no vale-alimentação e em outros benefícios.
A paralisação atinge 34 linhas operadas por ônibus azuis. A Prefeitura acionou o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) e solicitou reforço policial para duas garagens. As linhas do lote D11 funcionam normalmente.
Desde dezembro de 2025, os serviços estão sob responsabilidade da SPTrans, após a Prefeitura decretar a caducidade do contrato com a Transwolff. Os trabalhadores se concentraram em frente a uma das garagens da antiga empresa para protestar contra as condições de trabalho.
Passageiros relataram dificuldades para chegar aos terminais e embarcar nos veículos do esquema emergencial. No Terminal Varginha, em Parelheiros, ônibus de outras empresas circulavam, mas os bairros atendidos pelas linhas paralisadas registravam pontos lotados e aumento no preço das viagens por aplicativo.
Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte e a SPTrans classificaram a paralisação como ilegal por não ter sido comunicada com 72 horas de antecedência, prazo previsto para a interrupção de serviços essenciais. A Prefeitura afirmou que salários e benefícios estão em dia.
Sobre o plano de saúde, a administração municipal informou que está em andamento uma licitação para contratar uma empresa responsável pelo serviço. Enquanto isso, segundo a Prefeitura, os trabalhadores recebem uma compensação financeira prevista em acordo coletivo.
A SPTrans também afirmou que os depósitos de FGTS e INSS estão sendo feitos integralmente em juízo, enquanto aguarda uma decisão judicial. A Prefeitura informou ainda que começará a retirar dos ônibus a identificação da Transwolff após a conclusão da contratação do serviço de remoção dos adesivos.
Fonte: g1