Ir para o conteúdo

sábado, 17 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Protestos na Albânia terminam em confronto com a polícia

Confrontos em Tirana deixam 35 feridos no quinto dia de protestos contra o governo do primeiro-ministro Edi Rama.

Compartilhe
WhatsApp

Manifestantes e policiais entraram em confronto neste sábado (17), em Tirana, no quinto dia consecutivo de protestos contra o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama. A polícia usou balas de borracha, jatos d’água, spray de pimenta e gás lacrimogêneo.

Os manifestantes exigem a renúncia de Rama e protestam contra as condições de estudo e as altas mensalidades universitárias. Durante o ato, eles lançaram pedras, coquetéis molotov, objetos metálicos e artefatos pirotécnicos contra os agentes.

Carros e contêineres de lixo foram incendiados e usados como barricadas. Edifícios como uma sede do Judiciário, bancos e uma agência dos Correios foram incendiados ou sofreram danos graves.

O Ministério da Saúde informou à AFP que 35 pessoas ficaram feridas no sábado: 18 policiais e 17 manifestantes. Ambulâncias foram enviadas ao local após cerca de dez horas de protesto.

Segundo o diretor da Polícia Estatal, Skender Hita, as balas de borracha foram usadas de forma limitada. Ele afirmou que 167 pessoas foram detidas ao longo dos protestos da semana e que foram iniciados procedimentos criminais contra outras 388.

Sete policiais foram suspensos e são alvo de investigação disciplinar por abuso de autoridade. Hita também informou que 132 agentes ficaram feridos e pediu o fim dos atos de violência.

A legislação albanesa permite o uso de balas de borracha em protestos apenas em casos extremos. Uma voluntária que ajudava em um posto improvisado de primeiros socorros afirmou à AFP que três manifestantes receberam atendimento por ferimentos na cabeça, nos olhos e nas pernas, supostamente causados pelos disparos.

Fonte: O Globo

Leia também