Manifestantes e policiais entraram em confronto neste sábado, 17 de outubro, em Tirana, capital da Albânia, no quinto dia seguido de protestos contra o primeiro-ministro Edi Rama e as condições de estudo no país.
Os manifestantes lançaram pedras, coquetéis molotov, objetos metálicos e artefatos pirotécnicos contra a polícia. Também incendiaram carros e contêineres de lixo para formar barricadas, além de danificar ou incendiar edifícios, incluindo uma sede do Judiciário, bancos e uma agência dos Correios.
A polícia usou balas de borracha pela primeira vez desde o início dos protestos, segundo jornalistas da AFP no local. As forças de segurança também dispararam jatos d’água, spray de pimenta e gás lacrimogêneo.
O Ministério da Saúde informou que 35 pessoas ficaram feridas no sábado: 18 policiais e 17 manifestantes. Ambulâncias foram vistas atendendo feridos após cerca de dez horas de protesto.
O diretor da Polícia Estatal, Skender Hita, afirmou que as balas de borracha foram usadas de forma limitada. Segundo ele, 167 pessoas foram detidas durante os protestos da semana e foram iniciados procedimentos criminais contra outras 388.
Hita também informou que sete policiais foram suspensos e são alvo de investigação disciplinar por abuso de autoridade. Ao todo, 132 agentes ficaram feridos, de acordo com o diretor.
Os protestos começaram na terça-feira, quando milhares de pessoas passaram a exigir a renúncia de Rama e a reclamar das condições de estudo e das altas mensalidades universitárias.
Fonte: O Globo