O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na sexta-feira (16), durante comício em Juiz de Fora (MG), que o governador eleito de Minas Gerais, Cleitinho Azevedo (Republicanos), não precisa apoiá-lo na disputa presidencial, mas deve "ficar quietinho".
Aliado do senador Flávio Bolsonaro (PL), Cleitinho foi eleito governador no primeiro turno. Lula afirmou que respeita a escolha dos mineiros e disse que pretende tratar o governador com respeito caso seja reeleito.
Segundo o presidente, sem sua vitória, obras em Minas Gerais poderiam ser paralisadas. Ele afirmou que o estado se tornaria um "cemitério de obras paralisadas" e disse que Cleitinho "só tem a ganhar" ao não se posicionar contra sua candidatura.
Durante o comício, Lula também comemorou a promulgação da proposta de emenda à Constituição que, segundo ele, encerra a escala 6x1 e garante dois dias de descanso para cinco dias trabalhados. O presidente declarou que, se os bolsonaristas vencerem, a medida poderá ser revertida.
A agenda marcou o primeiro retorno de Lula a Minas Gerais após o primeiro turno. No estado, ele ficou cerca de 588 mil votos atrás de Flávio Bolsonaro, apesar de ter realizado ao menos quatro visitas durante a campanha.
As agendas anteriores foram concentradas na candidatura do deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) ao governo estadual. Ele terminou a disputa em segundo lugar, derrotado por Cleitinho, enquanto o PT elegeu ao Senado a ex-prefeita de Contagem Marília Campos.
Fonte: O Globo