Ir para o conteúdo

quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

CONGRESSO

Senadores do Piauí votam a favor do fim da escala 6x1

Jussara Lima e Marcelo Castro votaram a favor nos dois turnos; Ciro Nogueira foi favorável no segundo turno.

Compartilhe
WhatsApp

Os senadores do Piauí apoiaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/2019, que prevê o fim da escala de trabalho 6x1, aprovada pelo Senado Federal em dois turnos nesta quarta-feira, 14 de outubro de 2026.

Jussara Lima (PSD-PI) e Marcelo Castro (MDB-PI) votaram a favor do texto nas duas votações. Ciro Nogueira (PP-PI) não compareceu ao primeiro turno, mas registrou voto favorável no segundo, conforme os registros nominais do Senado Federal. ([www25.senado.leg.br](https://www25.senado.leg.br/en_US/web/atividade/materias/-/materia/174386/votacoes))

A PEC foi aprovada com 75 votos favoráveis e um contrário em cada turno. O único senador a votar contra foi Hamilton Mourão (Republicanos-RS), enquanto a presidência da sessão não participou da votação nominal. ([www25.senado.leg.br](https://www25.senado.leg.br/pt_BR/web/atividade/materias/-/materia/174386?utm_source=openai))

O texto prevê a redução gradual da jornada máxima semanal de 44 para 40 horas, sem redução salarial, além de dois dias de repouso semanal remunerado, com um deles preferencialmente aos domingos. A proposta segue para promulgação pelo Congresso Nacional. ([www12.senado.leg.br](https://www12.senado.leg.br/tv/programas/noticias-1/2026/10/senado-aprova-fim-da-escala-6x1?utm_source=openai))

Fonte: Conecta Piauí

Leia também