A Justiça Eleitoral registrou 226 denúncias de propaganda eleitoral irregular no Piauí durante o primeiro turno das Eleições 2026, segundo balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) nesta quarta-feira, 14 de outubro.
O número é 70 maior que o registrado no primeiro turno das Eleições 2022, quando o aplicativo Pardal contabilizou 156 relatos no estado. Do total deste ano, 100 denúncias foram peticionadas e encaminhadas à Justiça Eleitoral para as providências cabíveis.
As denúncias envolveram principalmente propaganda na internet, com 45 registros. Também foram relatados casos relacionados a carro de som, minitrio e trio elétrico, com 36 ocorrências; bens particulares, com 26; e bens públicos, com 23.
O aplicativo Pardal continua disponível durante o segundo turno. Entre 5 e 14 de outubro, o Piauí recebeu mais de 60 denúncias, com predominância de relatos sobre propaganda irregular em bens públicos.
O Pardal permite comunicar possíveis irregularidades na propaganda eleitoral, como publicidade ilegal na internet, uso indevido de alto-falantes e distribuição irregular de material gráfico. Para registrar uma denúncia, o eleitor deve acessar a ferramenta por meio do e-Título ou da conta Gov.br e, quando possível, anexar fotos, vídeos ou áudios.
Fonte: Conecta Piauí