O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e governador eleito, Douglas Ruas (PL), afirmou que pretende revisar a proposta de orçamento estadual para 2027 antes da votação em plenário. O texto enviado pelo governo prevê déficit superior a R$ 13 bilhões.
Ruas deverá conduzir a análise da proposta como presidente da Alerj e, após tomar posse em janeiro de 2027, administrar o orçamento aprovado para o primeiro ano de seu mandato no Palácio Guanabara.
Em declaração ao RJ2 no sábado (10), Ruas disse que a discussão deve ocorrer inicialmente nas comissões da Assembleia. Segundo ele, ainda há tempo para fazer ajustes e buscar o equilíbrio das contas estaduais.
Na terça-feira (13), o governador eleito se reuniu com o governador interino, o desembargador Ricardo Couto, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), para iniciar as conversas sobre a transição. Ruas afirmou que espera um processo colaborativo e que assegure a continuidade dos serviços públicos.
A proposta orçamentária ainda será analisada pelos deputados, que poderão apresentar alterações antes da votação final. Ruas permanece na presidência da Alerj até 5 de janeiro, e a posse no governo estadual está prevista para janeiro de 2027.
Fonte: g1