O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, defendeu neste domingo (27) que o Exército entre em “estado de guerra” na Cisjordânia ocupada e repita na região as ações realizadas em Gaza.
Em entrevista ao Ynet News, Smotrich afirmou que Israel deveria desmantelar a Autoridade Palestina, que classificou como “terrorista”, além de eliminar estruturas que chamou de terroristas, armas e túneis.
A declaração ocorre durante o aumento da violência contra palestinos na Cisjordânia. Segundo a ONU, mais de 1.330 ataques relacionados a colonos foram registrados entre janeiro e o fim de julho, média de seis por dia.
Também neste domingo, a Justiça israelense determinou o adiamento por um mês do prazo final de uma licitação para a construção de mais de 1.200 moradias no projeto E1, próximo ao assentamento de Maale Adumim, perto de Jerusalém.
De acordo com o gabinete da procuradora-geral Gali Baharav-Miara, a medida busca evitar que a licitação seja usada como propaganda eleitoral antes das eleições legislativas israelenses, marcadas para 27 de outubro.
Fonte: O Globo