Ir para o conteúdo

domingo, 27 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Smotrich defende operação militar israelense na Cisjordânia nos moldes de Gaza

Ministro israelense Bezalel Smotrich defende uma operação na Cisjordânia ocupada semelhante à realizada por Israel em Gaza.

Compartilhe
WhatsApp

O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, defendeu neste domingo (27 de setembro de 2026) que o Exército israelense entre em “estado de guerra” na Cisjordânia ocupada e repita na região as ações realizadas em Gaza.

Em entrevista ao Ynet News, Smotrich afirmou que Israel deveria desmantelar a Autoridade Palestina, que classificou como “terrorista”, e eliminar o que chamou de infraestrutura terrorista, incluindo armas e túneis.

A declaração ocorre durante o aumento da violência contra palestinos na Cisjordânia, especialmente após o início da guerra em Gaza, em outubro de 2023. Segundo a ONU, foram registrados mais de 1.330 ataques relacionados a colonos contra palestinos entre janeiro e o fim de julho, uma média de seis por dia.

Também neste domingo, a Justiça israelense determinou o adiamento por um mês do prazo final de uma licitação para um projeto de colonização na Cisjordânia. A medida busca evitar que o processo seja usado como propaganda eleitoral antes das eleições legislativas previstas para 27 de outubro.

O projeto prevê a construção de mais de 1.200 moradias na área conhecida como E1, próxima ao assentamento de Maale Adumim e perto de Jerusalém. O plano, aprovado por Israel no ano passado, pode aumentar o isolamento de Jerusalém Oriental em relação ao restante da Cisjordânia, segundo a avaliação apresentada na reportagem.

Fonte: O Globo

Leia também