Ir para o conteúdo

quarta-feira, 14 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Ex-presidente do BRB é transferido para a 'Papudinha'

Transferido para a 'Papudinha', ex-presidente do BRB encontra celas mais amplas e regras mais flexíveis. Unidade abriga autoridades e se diferencia da Papuda em condições e regimentos.

Compartilhe
WhatsApp
Ex-presidente do BRB é transferido para a 'Papudinha'

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência de Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB, para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como 'Papudinha'. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (8 de maio de 2026).

A 'Papudinha' é uma unidade prisional reservada para policiais e militares condenados, além de outras autoridades. O local já abrigou figuras como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Anderson Torres. O apelido da prisão deriva de sua proximidade com o Complexo Penitenciário da Papuda.

Comparada à Papuda, a 'Papudinha' oferece celas mais espaçosas, com cerca de 12 metros quadrados. As acomodações incluem beliches, ventiladores, televisão e uma pequena copa. Reformas anteriores indicam a presença de frigobar e mesa de escritório.

As regras na 'Papudinha' são mais flexíveis. Permite-se a entrada de frutas, refrigerantes e ingredientes para sobremesas. Os detentos podem usar roupas coloridas, vermelhas para regime fechado e amarelas para semiaberto. Diferentemente da Papuda, onde as roupas são brancas e as regras para alimentos e higiene são rígidas.

O acesso à TV, correspondência física e banho de sol é restrito. Celulares, bebidas alcoólicas e visitas fora do horário são proibidos em ambas as unidades. No entanto, a 'Papudinha' demonstra maior tolerância, inclusive com valores em espécie, permitindo até 30% do salário mínimo.

As celas possuem vaso sanitário convencional e chuveiro quente, em contraste com o sanitário de "boi" (buraco no chão) encontrado em outras unidades do complexo.

A 'Papudinha' dispõe de quatro celas. Três delas acomodam até seis camas, e uma quarta serve como cela individual de triagem.

Paulo Henrique Costa foi preso preventivamente em 16 de abril. Mendonça apontou risco à coleta de provas, possibilidade de rearticulação do esquema financeiro e ocultação de patrimônio como justificativas para a prisão.

Fonte: O GLOBO

Leia também