O Palácio do Planalto orientou ministros e integrantes do governo a não comentarem a operação da Polícia Federal que cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do senador Ciro Nogueira (PP-PI), nesta quinta-feira (7). A manobra visa evitar ruídos com o Congresso Nacional e impedir que a oposição associe a ação da PF a uma retaliação pela rejeição da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada, derrota considerada a maior do governo Lula no Legislativo.
A orientação, repassada de forma informal como "sugestão", pede que não haja manifestações públicas sobre o caso, nem em declarações nem nas redes sociais. O objetivo é preservar a imagem da PF e evitar acusações de uso político da instituição para desgastar adversários.
Ciro Nogueira, ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro, é suspeito de receber R$ 300 mil mensais e outras vantagens indevidas do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. A operação foi autorizada pelo ministro do STF André Mendonça, que apontou o senador como "destinatário central" de favores financeiros.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem aos Estados Unidos para um encontro com Donald Trump na Casa Branca, também não comentará o assunto espontaneamente. Caso seja questionado por jornalistas, Lula deve se manifestar de forma breve e sem emitir opiniões.
Fonte: O Globo