O ministro Nunes Marques tomará posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 12 de maio. Ele sucede a ministra Cármen Lúcia, cujo mandato de dois anos se encerra.
A escolha do presidente do TSE é feita por antiguidade entre os ministros que também integram o Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro André Mendonça será o vice-presidente.
Natural de Teresina, Piauí, Nunes Marques tem 53 anos e foi indicado ao STF em 2020 pelo então presidente Jair Bolsonaro. Antes de ingressar no STF, atuou como desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí e advogado por 15 anos.
O TSE é composto por sete ministros: três do STF, dois do STJ e dois advogados indicados pelo presidente da República, além de seus substitutos.
Fonte: Agência Brasil