Ir para o conteúdo

sábado, 24 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Câmara aprova indicados ao TCU; votação em plenário será nesta terça

Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprova indicados ao TCU após sabatina. Votação em plenário está marcada para esta terça-feira. Candidatos defenderam experiência e atuação do órgão.

Compartilhe
WhatsApp
Câmara aprova indicados ao TCU; votação em plenário será nesta terça

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (14), os candidatos indicados para o Tribunal de Contas da União (TCU) após sabatina. Os nomes serão submetidos à votação em plenário nesta terça-feira (15).

O relator, deputado Emanuel Pinheiro Neto (PSD-MT), votou pela aprovação de todos os candidatos, recomendação acatada unanimemente pela comissão. A sabatina, etapa com caráter consultivo, precede a votação final. Todos os indicados participaram presencialmente, exceto Adriana Ventura (Novo-SP), que esteve presente por videoconferência.

Durante a sabatina, os candidatos apresentaram suas trajetórias e defenderam suas qualificações para o cargo. As falas enfatizaram a experiência na vida pública e a importância de um TCU atuante na fiscalização e orientação da gestão, com foco em segurança jurídica e aplicação correta de recursos. As emendas parlamentares também foram defendidas como ferramenta de independência do Legislativo frente ao Executivo.

Entre os sabatinados, destacaram-se Danilo Forte (PP-CE), que ressaltou sua relatoria da LDO de 2024 e defendeu as emendas impositivas; Hugo Leal (PSD-RJ), que abordou o papel orientador e preventivo do TCU; Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que criticou a "inversão de valores" no julgamento de gestores públicos; Gilson Daniel (Podemos-ES), que propôs aprimoramento da fiscalização com sistemas de custos e atuação sem viés político; Odair Cunha (PT-MG), que ressaltou a confiança construída e defendeu o controle como orientação; Soraya Santos (PL-RJ), que buscou um equilíbrio entre técnica e sensibilidade social, defendendo maior representatividade feminina; e Adriana Ventura (Novo-SP), que advogou pela separação entre critérios técnicos e políticos no TCU.

A votação em plenário ocorrerá em turno único e com voto secreto. A eleição do novo ministro do TCU é reflexo de um acordo político costurado em 2024, que visa o apoio da bancada petista à presidência da Casa. Apesar da articulação, a oposição busca alternativas para influenciar o resultado.

Leia também