Ir para o conteúdo

sábado, 24 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ELEIÇÕES

Flávio Bolsonaro amplia propostas no último debate antes do segundo turno

No debate da TV Globo, Flávio Bolsonaro anunciou medidas que ampliam ou não estão previstas em seu plano de governo.

Compartilhe
WhatsApp

Flávio Bolsonaro (PL) apresentou novas propostas para saúde, educação, infraestrutura e proteção animal durante o debate presidencial da TV Globo, realizado em 24 de outubro, dois dias antes do segundo turno.

Na educação, o candidato prometeu ampliar o ensino integral, com atividades no contraturno voltadas à formação técnica e ao aprendizado de tecnologias como inteligência artificial e desenvolvimento de aplicativos. Ele também afirmou que pretende retomar os Jogos Estudantis Brasileiros e incluir competições de esportes eletrônicos, medida que não aparece em seu plano de governo.

Flávio citou ainda um modelo de formação técnica integrado às necessidades das empresas. A aproximação entre escolas e setor produtivo já é prevista no plano, que menciona atividades no contraturno e a possibilidade de empresas custearem bolsas de formação profissional.

Na saúde, o senador anunciou investimentos nas obras de ampliação do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em equipamentos para conservar rins antes de transplantes e no refinanciamento, pela Caixa Econômica Federal, de dívidas das Santas Casas. Essas três medidas não são detalhadas no plano de governo.

O candidato também defendeu a correção dos valores pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), promessa que já consta no documento registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o plano, a medida busca aproximar a remuneração dos custos reais de consultas, exames, internações e cirurgias.

Na infraestrutura, Flávio ampliou a proposta do Trem do Nordeste. Antes associado à ligação entre sete capitais, o projeto passou a ser apresentado no debate como uma ferrovia que conectaria as nove capitais nordestinas, embora o plano não especifique quais cidades seriam atendidas.

O candidato também propôs ampliar as penas por maus-tratos para incluir animais silvestres e outras formas de violência, além dos casos envolvendo cães e gatos. Ele não informou quais dispositivos legais seriam alterados nem quais punições seriam aplicadas.

Fonte: O Globo

Leia também