O governo federal analisa a possibilidade de permitir o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a quitação de dívidas. A medida faz parte de um pacote de crédito em elaboração para combater o endividamento das famílias brasileiras. O ministro da Fazenda, Dario Durigan, confirmou a informação nesta terça-feira (7), mas ressaltou que a proposta ainda está em discussão e sem formato definido.
A proposta é discutida em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo Durigan, a liberação do FGTS para esse fim só será admitida se for considerada "razoável para financiamento de dívidas".
O pacote em estudo visa reduzir o endividamento, principalmente entre a população de baixa renda, trabalhadores informais, MEIs e pequenas empresas. Entre as alternativas em pauta estão a concessão de garantia da União para renegociação de débitos, com potencial para reduzir juros, e descontos de até 80% em dívidas de cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal.
O governo também estuda restrições para apostas online para beneficiários do programa e a inclusão de pessoas com contas em dia, mas com alto comprometimento de renda, em linhas de crédito mais baratas. O plano, que ainda não tem data para ser anunciado, ocorre em um cenário onde mais de 80% das famílias brasileiras possuem dívidas.