Ir para o conteúdo

sábado, 24 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ERRO JSON

'Estamos fazendo tudo possível para que a guerra irresponsável do Irã não chegue ao povo', diz Lula

Erro ao processar IA

Compartilhe
WhatsApp
'Estamos fazendo tudo possível para que a guerra irresponsável do Irã não chegue ao povo', diz Lula

Erro de Parsing: Unexpected token 'O', "O presiden"... is not valid JSON

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo está empenhado em evitar que a "guerra irresponsável" de Donald Trump afete o povo brasileiro, durante entrevista à TV Record, da Bahia, nesta quinta-feira (2). Lula criticou a persistência do conflito, mencionado que Trump havia prometido um fim rápido que não se concretizou. Ele assegurou que o Executivo trabalha para que os impactos da guerra não atinjam o bolso dos cidadãos, como caminhoneiros e donas de casa.

Em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, Lula destacou seu papel crucial para fortalecer a atuação da União no combate ao crime organizado. Ele acredita que a PEC abrirá caminho para uma nova estrutura nacional de coordenação policial, uma vez que o modelo atual restringe a capacidade de resposta federal. "O papel do governo federal na segurança pública é muito restrito, basicamente repassar dinheiro, e é pouco diante da necessidade dos estados", disse. A PEC visa reorganizar competências entre União, estados e municípios, além de dar base legal para ampliar a atuação das forças federais.

O presidente ressaltou a escalada do crime organizado no país e defendeu mudanças estruturais para uma ação governamental mais efetiva e coordenada. Lula mencionou a cooperação internacional no combate a organizações criminosas, citando pedidos feitos a autoridades estrangeiras para a extradição de brasileiros. Ele relatou ter solicitado apoio direto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a captura de suspeitos, como o empresário Ricardo Magro, que reside em Miami e é alvo de investigações da Polícia Federal por suspeita de sonegação bilionária.

A estratégia do governo inclui o avanço de propostas legislativas, como a PEC da Segurança e o PL Antifacção, visando consolidar uma agenda robusta de segurança pública e responder a críticas sobre leniência com o crime. A PEC ainda aguarda análise no Senado.

Fonte: O Globo.

Leia também