Ir para o conteúdo

domingo, 25 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ECONOMIA INTERNACIONAL

Guerra no Oriente Médio pode causar pior crise energética em décadas, alerta AIE

Fatih Birol, diretor da Agência Internacional de Energia, alerta que a guerra no Oriente Médio pode causar a pior crise energética em décadas, com perdas diárias de 11 milhões de barris de petróleo.

Compartilhe
WhatsApp
Guerra no Oriente Médio pode causar pior crise energética em décadas, alerta AIE

O mundo pode estar à beira da pior crise energética em décadas devido à guerra no Oriente Médio, alertou Fatih Birol, diretor da Agência Internacional de Energia (AIE), nesta segunda-feira. A situação é descrita como "muito séria".

Birol comparou o cenário atual com as crises do petróleo da década de 1970, que levaram à perda de cerca de cinco milhões de barris de petróleo bruto por dia. Atualmente, a perda diária é de 11 milhões de barris, superando os dois choques anteriores combinados.

O alerta foi feito em referência à guerra iniciada em 28 de fevereiro, que desestabilizou o mercado global de energia e provocou uma disparada nos preços do petróleo. "A economia mundial enfrenta uma ameaça muito, muito séria hoje", afirmou Birol, que espera uma resolução rápida do conflito.

O diretor da AIE destacou que nenhum país ficará imune aos efeitos desta crise se continuarmos neste caminho. Portanto, são necessários esforços em escala global", destacou o diretor da AIE.

Fonte: O Globo

Leia também