Ir para o conteúdo

quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Ministro Dino denuncia rede de "atacadistas de emendas" em julgamento no STF

Ministro Flávio Dino, do STF, revela atuação de "atacadistas de emendas" em esquema de corrupção parlamentar. Deputados do PL condenados por negociar verbas ilegalmente.

Compartilhe
WhatsApp
Ministro Dino denuncia rede de "atacadistas de emendas" em julgamento no STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, denunciou nesta terça-feira (17) a existência de um esquema de "atacadistas de emendas", que negociariam ilegalmente verbas parlamentares em diversos estados. A declaração ocorreu durante o julgamento que condenou dois deputados federais do PL e um suplente por corrupção passiva.

Dino explicou que a prática de compra e venda de emendas se intensificou após a pandemia de covid-19, com a flexibilização dos repasses. "Nós temos uma rede de varejo, que foi posta tradicionalmente no Brasil, se afirmaram figuras, em vários estados, quiçá, em todos, de atacadistas, que ocupam uma espécie de topo dessa rede, em que emendas são compradas e vendidas", afirmou o ministro.

A Primeira Turma do STF, por unanimidade, aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Pastor Gil (PL-MA), além do suplente Bosco Costa (PL-SE). Eles são acusados de cobrar R$ 1,6 milhão em propina para liberar R$ 6,6 milhões em emendas destinadas ao município de São José de Ribamar (MA) entre janeiro e agosto de 2020.

Leia também