Os Estados Unidos autorizaram, nesta quinta-feira, a venda de petróleo russo que já está em navios até o dia 11 de abril. A decisão do Departamento do Tesouro busca frear a escalada dos preços da energia, que subiram após ataques de Israel ao Irã.
O barril do petróleo tipo Brent atingiu US$ 100, o maior valor desde 2022. A medida é vista como uma solução de curto prazo e não trará benefícios financeiros significativos ao governo russo, segundo o Secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Esta é a segunda autorização do tipo. Uma isenção anterior, concedida na semana passada à Índia, permitia o recebimento de petróleo carregado antes de 5 de março. A nova permissão, que abrange petróleo carregado antes de 12 de março, amplia essa medida.