Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Presidente da CPI do INSS cobra envio de documentos sigilosos da PF

Senador Carlos Viana cobra agilidade da PF na liberação de documentos sigilosos de Daniel Vorcaro, foco de investigação da CPI do INSS.

Compartilhe
WhatsApp
Presidente da CPI do INSS cobra envio de documentos sigilosos da PF

O senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS, reuniu-se nesta segunda-feira com o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues. O objetivo foi cobrar o envio de documentos sigilosos de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master.

Viana relatou que a PF está separando arquivos e encaminhando à CPI apenas o material sobre empréstimos consignados. Ele esclareceu que, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o acesso a outros documentos está restrito.

"Hoje estive com o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Andrei, para esclarecer essa decisão. O prazo estipulado é de uma semana para que a gente receba essas informações", declarou Viana.

O senador argumenta que a decisão do ministro André Mendonça, que devolveu à CPI os documentos das quebras de sigilo de Vorcaro, não autoriza a PF a filtrar o conteúdo antes do envio. "A nossa preocupação é receber os documentos para investigação, independentemente de posição, parentesco ou condição financeira", afirmou.

A reunião ocorre enquanto o senador Alcolumbre aguarda relatórios técnicos para decidir sobre a votação da CPI que aprovou a quebra de sigilo de Fábio Luís Lula da Silva. Fonte: O Globo.

Leia também