Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Boulos: Fim da escala 6x1 é prioridade do governo

Ministro Guilherme Boulos destaca fim da escala 6x1 como prioridade do governo, defende direitos de trabalhadores de aplicativo e apoia reivindicações indígenas sobre hidrovias.

Compartilhe
WhatsApp
Boulos: Fim da escala 6x1 é prioridade do governo

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, reafirmou nesta segunda-feira (23) que o fim da escala de trabalho 6x1 é uma das metas prioritárias do governo federal para este ano. A proposta, defendida por Boulos e pelo presidente Lula, visa garantir aos trabalhadores no mínimo dois dias de descanso semanal remunerado e reduzir a jornada máxima para 40 horas semanais sem corte salarial.

Boulos reconheceu a resistência do setor empresarial à medida, comparando-a a avanços históricos como a criação do salário mínimo, 13º salário e férias remuneradas, que também enfrentaram oposição patronal. "O fato é que tudo isso foi aprovado historicamente no Brasil e a economia não ruiu", declarou o ministro.

Outras prioridades ministeriais incluem a aprovação da PEC da Segurança Pública para a criação de um Ministério da Segurança Pública com atribuições legais e a regulamentação dos direitos trabalhistas de motoristas de aplicativo e entregadores. Boulos criticou o modelo atual, onde empresas ficam com até 50% do lucro dos trabalhadores, classificando-o como "inaceitável".

O ministro também abordou a questão das hidrovias. Ele retornará a Brasília para uma reunião com lideranças indígenas do Pará que protestam contra o decreto que inclui hidrovias em programas de desestatização. Boulos expressou apoio à pauta indígena e afirmou defender a revogação do decreto, mesmo tendo sido publicado antes de sua gestão.

Leia também