As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil estarão fechadas para atendimento presencial de quarta-feira (28) a sexta-feira (30) desta semana devido a melhorias programadas nos sistemas previdenciários. A suspensão é parte de um processo de modernização da infraestrutura tecnológica, que visa aumentar a segurança, a estabilidade e a eficiência dos serviços prestados aos segurados.
A manutenção ocorre em função de intervenções nos sistemas geridos pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social, determinando a parada temporária de atividades nas unidades físicas do INSS. A medida foi anunciada com antecedência para que beneficiários possam se programar diante da interrupção do atendimento presencial.
Até terça-feira (27), os canais remotos de atendimento seguem funcionando normalmente, inclusive o portal e o aplicativo Meu INSS e a central telefônica 135, que oferecem mais de 100 serviços digitais sem necessidade de deslocamento às agências. Contudo, a partir das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro, esses canais remotos também ficarão indisponíveis para atualização.
Para reduzir o impacto da suspensão dos serviços presenciais, o INSS tem promovido atendimentos extras nos finais de semana anteriores, com o objetivo de antecipar agendamentos marcados para os dias de fechamento e garantir que os segurados sejam atendidos antes das interrupções. O instituto também informou que, caso o beneficiário prefira atendimento em dia útil após a reabertura, será providenciado o reencaixe em nova data.
Fonte: Agência Brasil















