O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou que cerca de quatro milhões de beneficiários foram convocados para realizar a prova de vida neste mês de outubro. O aviso foi enviado por meio do extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício, alertando para a necessidade de atualização cadastral.
Como fazer a prova de vida
Segundo o INSS, os beneficiários podem realizar a prova de vida de várias formas. Para isso, devem acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, fazer login e seguir as orientações para o reconhecimento facial, quando solicitado. Em alguns bancos, a prova pode ser feita presencialmente na agência que realiza o pagamento do benefício, mediante apresentação de documento oficial com foto.
Opções de realização online e cuidados contra golpes
Algumas instituições bancárias disponibilizam ainda a realização do procedimento de forma online, por meio de aplicativos ou pelo site dos bancos. O INSS reforça que ele não realiza visitas a domicílio para coleta de documentos ou para efetuar a prova de vida e que nunca solicita informações pessoais, senhas ou documentos por telefone, mensagem, SMS ou e-mail. O órgão alerta os beneficiários a ficarem atentos a possíveis golpes e a não repassarem dados a terceiros.
Prazo e consequências de não realizar a prova
Os beneficiários que não realizaram a prova de vida dentro do prazo de 30 dias começam a ficar sujeitos ao bloqueio do pagamento do benefício, o que pode afetar a renda de quem depende do auxílio mensal. O procedimento deve ser feito o quanto antes para evitar transtornos.
Fique atento às orientações oficiais
Para mais informações sobre o procedimento e evitar fraudes, consulte o site do G1 e os canais oficiais do INSS.














