Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

Política

Prefeitura de Teresina lança ferramenta para denúncias de lixo

<p> Nova plataforma facilita comunicação sobre acúmulo de lixo e reorganiza coletas na cidade.</p>

Compartilhe
WhatsApp

No dia 10 de outubro, a Prefeitura de Teresina vai lançar a plataforma Lixo Zero, uma ferramenta inovadora que permitirá à população denunciar o acúmulo de lixo nas ruas da capital piauiense. Durante coletiva realizada na última sexta-feira (26), o prefeito Silvio Mendes (União Brasil) destacou a importância dessa iniciativa para auxiliar na limpeza urbana e na eficiência da coleta de resíduos.

Como funciona a plataforma Lixo Zero

A proposta da plataforma Lixo Zero é simples e acessível. A população poderá comunicar as equipes de limpeza sobre a presença de lixo, entulho, galhos de poda ou qualquer outro tipo de resíduos que estejam atrapalhando a convivência nas ruas. O contato se dará por meio de um número de telefone específico, permitindo que os cidadãos façam suas denúncias de maneira rápida e eficiente.

"Vai ser uma ferramenta para que a população, ao encontrar ou perceber lixo na rua, comunique que lá tem lixo, tem galho de poda. Vai ajudar a gente a fazer isso mais rapidamente", comentou o prefeito Silvio Mendes. Com essa medida, a administração municipal busca aprimorar a comunicação entre cidadãos e a prefeitura, facilitando a identificação e resolução de problemas na limpeza urbana.

Novo cronograma de coleta de lixo

Além do lançamento da plataforma, a coletiva também apresentou um novo cronograma para a coleta de lixo em Teresina. Esse cronograma foi ajustado após a contratação de seis novas empresas para o serviço de limpeza. O prefeito assegurou que a frequência da coleta será mantida, o que é uma boa notícia para os moradores da cidade.

A coleta no Centro, que acontece diariamente, continuará da mesma forma. Nas áreas que recebem coleta duas ou três vezes por semana, a frequência permanecerá inalterada. "A coleta do Centro, que é diária, continua diária. Nas ruas em que passa duas vezes, vai continuar passando duas. Onde é três, continua sendo três", afirmou Mendes.

Divisão de responsabilidades entre as empresas coletoras

A nova estrutura da coleta de lixo será dividida entre duas empresas. Uma delas ficará responsável pelas regiões do Centro, Norte e Leste, enquanto a outra atenderá o Sul e Sudeste da cidade. Vicente Moreira, presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), explicou que essa divisão geográfica foi elaborada com base na média mensal de lixo recolhido em cada área.

Em 2025, a média mensal de lixo coletado em Teresina é de 16,7 mil toneladas, um aumento em relação às 14 mil toneladas registradas em 2024. De acordo com Vicente, isso evidencia a necessidade de melhorias nos serviços de coleta e limpeza urbana. Além disso, 40 novos caminhões serão incorporados aos serviços de capina e varrição a partir do dia 30 de setembro.

Sendo assim, a eficiência do serviço de limpeza urbana está em foco, com o edital para contratação definitiva das empresas de limpeza previsto para ser publicado até o fim de outubro. Atualmente, o trabalho detém caráter emergencial, o que requer um planejamento mais robusto para garantir um serviço de qualidade para toda a população teresinense.

Conclusão

A iniciativa da Prefeitura de Teresina em lançar a plataforma Lixo Zero representa um avanço significativo no engajamento da população em questões de limpeza urbana. Ao oferecer um canal direto para denúncias e ao reorganizar a coleta de lixo, a administração municipal demonstra compromisso com a saúde pública e a melhoria da qualidade de vida na cidade. Combinada com o novo cronograma de coleta e o aumento na frota de caminhões, essas medidas visam não apenas atender a demanda crescente por serviços de limpeza, mas também fomentar uma cultura de cidadania e responsabilidade ambiental entre os teresinenses.

Leia também