O humorista Jon Stewart, apresentador do programa The Daily Show, criticou nesta segunda-feira (26) os defensores do ex-presidente Donald Trump, pedindo que não “dobrem a postura” para justificar as ações autoritárias do então mandatário. Stewart afirmou que Trump admite abertamente seu desprezo pelas instituições democráticas e incentiva seus apoiadores a se posicionarem contra essa postura.
Stewart condena a reinterpretação do abuso de poder
Após exibir clipes de figuras apoiadoras do MAGA minimizando a pressão pública de Trump contra o procurador-geral Pam Bondi, Stewart destacou que o ex-presidente está “falando abertamente” que gosta de ditadores. “Ele não se incomoda mais! Está dizendo, ‘As pessoas gostam de ditadores’. Está dizendo, ‘ odeio meus oponentes e quero puni-los’. E está afirmando, ‘Usarei todos os instrumentos do governo para isso’”, criticou Stewart.
O comediante dirigiu sua mensagem aos apoiadores do presidente, sugerindo que eles tinham duas opções: ou “abraçarem essa conduta” ou lutarem pela preservação da Constituição americana. “Você pode apoiar isso e dizer, ‘Estou junto’, ou pode se juntar a nós e lutar de verdade por um país democrático”, afirmou Stewart.
Celebrando o retorno de Jimmy Kimmel às telas
Na abertura de seu monólogo, Stewart celebrou o retorno esperado de Jimmy Kimmel ao programa de entrevistas na rede ABC. A Disney, controladora do canal, decidiu suspender temporariamente o programa de Kimmel, após ameaças de Brendan Carr, chefe da Comissão Federal de Comunicação (FCC), relacionadas a comentários do apresentador sobre a resposta de conservadores ao ativista Charlie Kirk, que foi alvo de controvérsia.
Stewart brincou ao dizer que a campanha dos apoiadores de Trump, que alegou tentar cancelar o Hulu, acabou se voltando contra eles: “Foi uma estratégia que funcionou. Parabéns.”
Mais comentários de Stewart
Assista ao monólogo completo de Jon Stewart no The Daily Show e veja suas críticas afiadas às ações e discursos de Trump, além de seus comentários sobre o cenário político atual.
Este artigo foi originalmente publicado no HuffPost. Para conferir o conteúdo original, acesse HuffPost.