No próximo domingo, dia 14 de setembro, eleitores de Sales Oliveira, cidade paulista com aproximadamente 8,4 mil habitantes, irão às urnas para escolher o novo prefeito. A eleição suplementar ocorre menos de um ano após o pleito de 2024, que resultou na vitória de Fábio Godoy Graton (Republicanos), cujo registro foi indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julho deste ano, levando à anulação de todos os seus votos.
Os candidatos à prefeitura de Sales Oliveira
Na disputa, dois candidatos se destacam: Thiago do Gás, também do Republicanos, e Mônica Favarim, do MDB. O vencedor assume o cargo no dia 17 de outubro e deverá comandar a cidade até 2028. Eleitores que estão com o título regularizado até 16 de abril deste ano poderão votar.
Thiago do Gás, atual presidente da Câmara e prefeito interino, conta com o respaldo do ex-prefeito cassado, Fábio Graton. Ele é parte da coligação “Sales Oliveira não pode parar”, que inclui os partidos PL, Republicanos e PSD. Thiago já atuou como Secretário de Saúde entre 2013 e 2016 e tem Alan Felipe dos Santos (PL) como seu vice.
Por outro lado, Mônica Favarim, que inicia sua trajetória política como candidata a prefeita, é apoiada pela coligação “Coragem para transformar”, formada pelo MDB e Podemos. Mônica é advogada e traz como vice Natália Martins (MDB), atual vereadora da cidade.
Contexto das eleições suplementares
A realização das novas eleições em Sales Oliveira se dá devido à controversa situação de Fábio Graton. Eleito em 2024 com 62,75% dos votos válidos, Graton teve seus direitos políticos suspensos após ser acusado de improbidade administrativa. Embora inicialmente seu registro tenha sido deferido, uma série de impugnações e recursos resultou na decisão do TSE de indeferir a candidatura em abril de 2025.
O processo se arrastou entre várias instâncias judiciais até que a última votação, realizada em abril deste ano, culminou na confirmação da inelegibilidade de Graton, tornando necessária a convocação de novas eleições para a escolha do chefe do Executivo municipal.
Expectativas para o futuro da cidade
Os moradores de Sales Oliveira agora se preparam para ir às urnas com a esperança de voltar a ter um líder estável e comprometido com os interesses da população. O sentimento entre os eleitores é de cautela, dado o contexto conturbado da política local nos últimos tempos.
A disputa acirrada entre Thiago do Gás e Mônica Favarim promete movimentar a política da cidade, uma vez que ambos os candidatos apresentam propostas distintas para a administração municipal. Os cidadãos esperam que o próximo prefeito consiga unir a comunidade e trazer avanço e melhorias para o município.
Por que é importante participar da votação?
A participação da população em processos eleitorais é fundamental para a democracia. Votar é um direito e um dever do cidadão, e cada voto conta na formação do futuro da administração pública. Em Sales Oliveira, o comparecimento às urnas pode ser decisivo para que a cidade retome o rumo de desenvolvimento e transparência na gestão pública.
Assim, no próximo domingo, todos os olhos estarão voltados para Sales Oliveira, onde a escolha do novo prefeito pode mudar os rumos da cidade e trazer esperança a um futuro mais promissor para seus habitantes.