Brasil, 14 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Piscina de ondas do Parque da Cidade em Brasília será reformada

A famosa piscina de ondas do DF, inaugurada em 1978, está em reforma e promete uma nova experiência para os moradores.

Quem teve a oportunidade de visitar o Distrito Federal entre as décadas de 1970 e 1990 com certeza se recorda da icônica piscina de ondas localizada no Parque da Cidade, em Brasília. Criada em um período em que as opções de lazer na capital eram limitadas, essa piscina revolucionou o cenário de entretenimento local, atraindo cerca de 10 mil pessoas nos finais de semana. Após ser desativada em 1997, ela está prestes a ganhar uma nova aparência com as obras de reforma que começaram neste ano.

A história da piscina de ondas

A piscina de ondas foi inaugurada em 11 de outubro de 1978, coincidindo com a abertura do Parque da Cidade. De acordo com João Amador, pesquisador da história do Distrito Federal, a piscina emergiu como uma alternativa de lazer acessível em um momento em que tornar-se sócio de um clube era um desafio para a maioria das pessoas. “Era democrática, divertida e de fácil acesso”, afirmou João, lembrando como a piscina se tornou um verdadeiro ícone na cidade.

Apesar do sucesso, a piscina enfrentou problemas estruturais e falta de manutenção, levando à sua desativação em 1997. Com o passar dos anos, o espaço foi utilizado para eventos ao ar livre, mesmo sem água, até ser encerrado definitivamente durante a pandemia de Covid-19.

Memórias de quem frequentava a piscina

Entre os muitos que guardam boas lembranças da piscina, está Hemir Cherulli, um morador de Brasília de 57 anos. Ele comentou sobre como suas visitas à piscina eram frequentes durante a infância e adolescência. “Como Brasília não tem praia, as pessoas ficaram encantadas. Era a nossa praia”, relembra, ao falar sobre a primeira visita em sua juventude. Hemir expressou a expectativa de revisitar o espaço assim que as reformas forem concluídas, ansioso para relembrar momentos felizes de sua juventude.

Reforma e expectativas para a reabertura

O atual governo destinará R$ 18,2 milhões para a renovação da piscina. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada em 1º de novembro de 2024. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) ficará responsável pela execução do projeto, que está sendo elaborado pela Engemil Engenharia. As obras incluem a demolição da antiga estrutura e a construção de novas instalações, além da criação de um novo parque aquático infantil.

A previsão é que a reforma seja concluída até o final de 2026, mas isso poderá ser antecipado caso as obras avancem conforme o cronograma. As melhorias prometem modernizar o espaço, incluindo novas modalidades de lazer para diferentes faixas etárias e um novo sistema de geração de ondas com controle de segurança aprimorado, além de acessibilidade total em todo o complexo.

O que vai mudar na nova piscina de ondas

O novo formato da piscina de ondas contará com 1.700 metros de extensão e incluirá diversas áreas apropriadas para bebês, crianças pequenas e brinquedos aquáticos. A proposta garantirá um sistema de filtragem eficiente, além de um espaço verde bem estruturado que prometem transformar o parque em um local ideal para toda a família.

João Amador, o pesquisador, ressalta que, embora seja difícil que a reabertura da piscina cause o mesmo furor que causou na década de 80, acredita que haverá um grande interesse inicial impulsionado pela nostalgia e curiosidade dos habitantes da cidade. “O público atual é bastante exigente em relação à qualidade dos serviços e experiências oferecidas”, conclui Amador.

Assim, as novas instalações não apenas prometem revitalizar a piscina de ondas, mas também garantir que novas gerações tenham a oportunidade de vivenciar momentos inesquecíveis na famosa piscina do Parque da Cidade.

Visite e reviva a experiência

Com a promessa de um espaço renovado e cheio de novidades, a expectativa é que a reabertura da piscina de ondas resgate a magia e as memórias felizes de muitos brasilienses. Os projetos de reforma visam não apenas modernizar, mas também oferecer diversão e interação em um ambiente seguro e acessível para todos. Assim, Brasília poderá relembrar sua “praia” e, ao mesmo tempo, dar boas-vindas a novas histórias.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes